Jorge J. Dantão

Jacobinistas
2 min readJun 1, 2020

--

Meu nome é Jorge Jacques Dantão, mais conhecido com J.J.D. De ascendência eslava, estudei em seminário para me tornar padre católico quando enveredei na faculdade de direito do Largo do São Francisco. Abandonei os estudos de direito e me formei academicamente em Jornalismo, passando ao largo de qualquer estudo marxista. Especializei-me em fotografia.

Somente em 1998, quando cobri a Guerra do Kosovo, na qual me aproximei de mídias alternativas e movimentos de base/grassroots (Rádio B-92 e Anem) é que comecei a polir minha consciência política. A viagem subsequente pelo leste-europeu, especialmente a Hungria, me aproximou dos processos históricos e ideológicos da esquerda. Meu interesse veio de minhas experiências práticas nos Balcãs, em especial para entender as divisões das etnias eslavas, o nacionalismo decorrente desses processos e, especialmente, entender os genocídios e o totalitarismo decorrentes da segunda guerra mundial e do regime soviético. Nessa época aprofundei meus estudos em História, Sociologia e Psicologia e me descobri um marxista tardio.

Em 2006 retornei ao Brasil onde atualmente resido com minha esposa e dois companheiros caninos (Brás e Cubas). Faço trabalhos freelas esporádicos, ensino e ocasionalmente viajo à trabalho. Meu medium nunca foi a escrita, mas o convite do DuBois me convenceu a embarcar nesse novo projeto. Nesses tempos sombrios, de flertes cada vez mais escancarados com o neo-fascismo, necessitamos de audácia, mais audácia e sempre mais audácia.

--

--

Jacobinistas

Uma análise de filmes, livros e música amargem sinistra da Assembleia Nacional. Tido por “sem-cuecas”. Mantido por quatro sujeitos para além de esquerdistas.